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Os Espaços Litúrgicos Dos Primeiros Cristãos

(Cód. Item 1573142187)

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Felicitamos E Agradecemos Muito Vivamente Ao Padre Isidro Pereira Lamelas, Ofm, Pela Sua Pesquisa Excelente E Tão Necessária Acerca Dos Espaços Litúrgicos Dos Primeiros Cristãos. O Lugar Da Celebração (Igreja) É Muito Mais Do Que Um Edifício, É A Casa Para A Assembleia Do Povo De Deus (Domus Ecclesiae = Casa Da Igreja). O Sinal Do Templo Exprime, De Certo Modo, Os Vários Momentos E Modos Da Presença De Deus No Meio Dos Homens, Desde O Templo Cósmico Do Éden À Terra Prometida, Da Tenda Do Deserto Ao Templo De Jerusalém, Da Humanidade De Cristo Às Casas Da Igreja E A Cada Um Dos Seus Membros. A Reforma Litúrgica Apresenta O Significado Da Igreja-Edifício Como Sinal Visível Do Único Templo Que É O Corpo Pessoal De Cristo E O Seu Corpo Místico, A Igreja, Que Celebra Em Determinados Lugares O Culto Em Espírito E Verdade[1]. O Próprio Rito Da Dedicação Da Igreja E Do Altar Desenvolve As Temáticas Da Igreja-Templo E Da Igreja-Povo De Deus, Superando Qualquer Forma De Sacralização. Para Os Primeiros Cristãos, Apesar De Assíduos No Templo [2], O Encontro Mais Íntimo Com O Senhor Ressuscitado Era Enquanto Partiam O Pão Pelas Casas [3]. Assim, Desde Os Inícios Da Comunidade Cristã De Jerusalém, Dá-Se Um Certo Distanciamento Do Templo, Que Leva À Sua Substituição Por Um Novo Templo, Como Jesus Tinha Anunciado[4]. Na Conversa Com A Samaritana Jesus Disse: Vem A Hora Em Que Nem Sobre Esta Montanha [Garizim] Nem Em Jerusalém Adorareis O Pai , Mas Em Espírito E Verdade [5]. Portanto, O Novo Templo É O Próprio Jesus, O Senhor Ressuscitado. E, Sendo Jesus Cristo Cabeça Do Seu Corpo Místico Do Qual Todos Os Batizados São Membros, S. Paulo Escreve Aos Cristãos De Corinto: Não Sabeis Que Sois Templos De Deus E Que O Espíritode Deus Habita Em Vós [6]. A Imagem Do Templo Construído De Pedras Vivas, Que São Os Batizados, Com A Pedra Angular Jesus Cristo[7], Exprime A Mesma Verdade. Portanto, O Corpo Místico De Cristo Que É A Igreja É O Novo E Verdadeiro Templo, Lugar Deencontro Com Deus, De Reconciliação, De Comunhão E Adoração. Antes De Mais, A Liturgia Realça A Centralidade Do Altar, Figura De Cristo, Sacerdote, Altar E Cordeiro Do Próprio Sacrifício[8] Realizado De Uma Vez Por Todas. O Altar, Sinal Do Altar-Mesa E Do Altar-Lugar Do Sacrifício É O Fulcro Da Celebração Litúrgica E Evidencia A Sua Profundidade Cristológica. Leia Mais

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