Para Além Da Sala De Aula Sociabilidade Adolescentes Relações Étnico-Raciais E Ação Pedagógica Objetiva Relacionar Duas Dimensões Da Vida Escolar De Estudantes De Seis Escolas Públicas De Belém Do Pará Ao Analisar Sociabilidades Adolescentes Constituídas No Ambiente Escolar Perscrutando Como A Dimensão Étnico-Racial É Incorporada Nestas Relações Analisa Também A Atenção Dispensada Pelas Ações Pedagógicas A Essas Relações A Partir De Um Conjunto De Fontes Documentais E Orais Desenvolvida No Âmbito De Uma Pesquisa Financiada Pelo Cnpq A Reflexão Central Que Atravessa O Livro Constitui-Se Em Compreender Como A Escola Lida Com As Sociabilidades Adolescentes Em Interface Com A Educação Das Relações Étnico-Raciais Ao Analisar As Formas De Sociabilidades Engendradas No Âmbito Escolar Ao Estabelecer Relações De Hierarquias Particularmente No Que Concerne À Questão Racial Problematiza Ainda A Percepção Das Agentes Escolares No Que Concerne Ao Trabalho Pedagógico Desse Grupo Em Relações À Diversidade E Às Formas De Socialização Constituídas Pelas Adolescentes E Jovens Nas Escolas Estdadas