A Série Educação Para A Ciência Tem Como Objetivo Divulgar Entre Pesquisadores Da Área De Ensino De Ciências E Matemática E Docentes Em Exercício Nos Diversos Níveis De Ensino As Investigações Produzidas Nos Diversos Grupos De Pesquisa Vinculados Ao Programa De Pós-Graduação Em Educação Para A Ciência Da Unesp Bem Como Em Outros Grupos Nacionais E Internacionais Que Mantêm Vínculos Acadêmicos E Parcerias Com A Unesp A Produção Científica Enfrenta Diversos Processos Que Se Apresentam Como Desafios De Ordem Teórica E Metodológica Próprios Do Fazer Científico Todavia No Momento Atual Em Que Se Produz Conhecimento Em Intensidade E Qualidade Outras Provocações Ocorrem Há Uma Desconsideração Em Relação À Ciência Como Forma De Contribuir Com A Resolução Dos Problemas Que Assolam A Humanidade O Negacionismo Científico A Obscuridade De Ideias Associadas Ao Pragmatismo Político Ao Neoliberalismo Econômico E A Pós-Modernidade Na Cultura E Na Educação Promovem A Ilusão Coletiva De Que É Possível A Emancipação Humana Sob A Égide Do Capital Perspectiva Que Impede O Chamamento Político Para A Ação Radicalmente Democrática Rumo À Outra Sociabilidade Possível Impor-Se A Essa Ilusão É O Comprometimento Dos Pesquisadores Que Nesta Obra Se Associam Para Apresentar Além De Suas Pesquisas Caminhos Na Perspectiva Da Totalidade Dialética Que Se Integram Em Um Fazer Científico Crítico E Emancipador Debatendo O Ensino De Ciências E A Educação Ambiental Com Fundamento Na Pedagogia Hist