O Livro Reúne Textos Que Tecem Diálogos Formulados A Partir Do Reconhecimento Do Caráter Científico Da Pedagogia, De Sua Condição De Saber Especializado Sobre Educação E Do Curso De Pedagogia Como Lócus De Formação De Pedagogos(As) Com Estatuto Profissional Específico, Para Atuação Dentro E Fora Das Escolas, Cujo Perfil Engloba Saberes E Habilidades Necessárias Para A Ação Educativa, Visando O Desenvolvimento Humano E Social Sob Finalidades Emancipatórias. Aposta-Se Que Um Olhar Da Pedagogia Em Torno De Si Mesma, Como Campo Epistêmico, Pode Provocar A Emergência De Questões Que Favorecem O Resgate E O Fortalecimento Da Discussão Acerca Da Identidade Desse Campo, Do Curso Homônimo E Do(A) Profissional Que Nele Se Insere. De Modo Particular, Justifica A Necessidade Desse Empreendimento Colaborativo O Esvaziamento Da Discussão Sobre A Pedagogia No Próprio Curso De Pedagogia E, Também, Na Formação De Pesquisadores(As) Em Nível De Pós-Graduação Em Educação. A Afirmação Científica Da Pedagogia É Uma Condição Para A Valorização Da Investigação Pedagógica E Para A Qualidade Da Formação De Profissionais Críticos(As), Criativos E Socialmente Engajados(As), Com Domínio Teórico E Capacidades De Mobilização Prática. Em Seu Conjunto, Os Textos Percorrem Um Caminho De Síntese E Proposição De Temas Organizados Em Duas Interfaces Temáticas: Questões Sobre Natureza, Método E Escopo Disciplinar Da Pedagogia E Questões Sobre Saberes E Modos De Ação Que Caracterizam Os Espaços De Atuação Profissional De Pedagogos(As), Além Da Trajetória E Dos Desafios Do Curso De Pedagogia No Brasil.