A prática médica exige conhecimento científico atualizado, habilidades comportamentais para uma comunicação efetiva, uma escuta empática e uma sensibilidade social. Além disso, é preciso ter uma atitude ética para oferecer a melhor assistência com os recursos disponíveis. Um médico precisa seguir os algoritmos com a melhor e mais atualizada evidência científica e a sensibilidade para acolhimento e cuidado das crianças, dos adolescentes e dos familiares. Existem diferenças na Fisiologia, Fisiopatologia, Farmacocinética e Farmacodinâmica das crianças com relação aos adultos. Nesse sentido, a abordagem diagnóstica e as intervenções terapêuticas são diferentes. A ideia deste livro nasceu de uma médica, Graziela de Araujo Costa, com quem tive e tenho o privilégio de conviver, uma médica muito competente e uma pessoa maravilhosa, com duas estudantes de Medicina do Einstein- Bianca Hallage e Emily Mie Arai que são brilhantes. A metodologia de aprendizagem no Curso de Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein é ativa e o protagonismo fica por conta do aluno. Desta forma, a compreensão e a retenção do conhecimento acontece da melhor maneira. Este livro reflete esta abordagem. Escrevemos um capítulo junto com um aluno Gustavo Oliveira Mendes e ele era muito ativo seguindo uma estrutura muito didática. No início os objetivos de aprendizagem, a seguir um caso clínico que reflete nosso dia a dia, as questões norteadoras, o texto, as respostas e finalmente as referências bibliográficas. Uma leitura gostosa, objetiva e pragmática. Mesmo no mundo virtual que vivemos, os livros continuam sendo insubstituíveis como forma de passar o conhecimento, com uma estrutura que facilita a compreensão e nos ensina a ter um espírito crítico do que lemos e vemos. Há mais de 4.000 anos temos livros que mudaram de formato indo de papiro, argila, pergaminho, papel e agora digital. No entanto, como forma de passar conhecimento com maior profundidade ainda não foi subst