Este Livro Representa O Fruto Do Esforço Conjunto Dos Doutorandos E Professores Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Pontifícia Universidade Católica De Goiás Concluintes Da Disciplina Pensamento Educacional Estudos Históricos Políticos Sociais E Culturais Dentro De Suas Páginas Desvelam-Se Dez Capítulos Que Emergiram De Debates Apaixonados E Rigorosos Discussões Enriquecedoras E Reflexões Teóricas Profundas Sobre As Conexões Entre Educação Sociedade Política E Cultura Tanto No Contexto Nacional Quanto Internacional Cada Tema Abordado Nesta Coletânea Contribui De Forma Significativa Para Uma Visão Mais Abrangente E Crítica Do Panorama Educacional Contemporâneo Por Exemplo A Análise Da Racionalidade Instrumentalizada Desafia Os Paradigmas Tradicionais De Ensino E Avaliação Incentivando A Busca Por Abordagens Mais Humanizadas E Contextualizadas Da Mesma Forma A Investigação Do Pensamento Conservador Na Educação Brasileira Ressalta A Importância De Identificar E Enfrentar Ideologias Que Possam Perpetuar A Exclusão E A Marginalização A Discussão Sobre Desigualdade Social E Educativa Na Perspectiva Neoliberal Oferece Insights Valiosos Sobre Como As Políticas Econômicas E Educacionais Podem Aprofundar As Disparidades Existentes Destacando A Urgência De Políticas Mais Equitativas E Inclusivas Enquanto Isso A Abordagem De Renomados Autores Como Libâneo Freitas E Manzi Filho Sobre O Neoliberalismo E Educação Amplia O Debate Examinando Como As Ideologias