A Série Educação Para A Ciência Tem Como Objetivo Divulgar Entre Pesquisadores Da Área Do Ensino De Ciências Matemática E Da Educação Ambiental Bem Como Docentes Em Exercício Nos Diversos Níveis De Ensino As Investigações Produzidas Nos Grupos De Pesquisa Vinculados Ao Programa De Pós-Graduação Em Educação Para A Ciência Da Unesp Bem Como De Outros Grupos Nacionais E Internacionais Que Mantêm Vínculos Acadêmicos E Parcerias Com A Unesp É Neste Contexto Que Esta Produção Se Insere E Aponta Que A Educação Ambiental Conquistou Relevância Mundial Devido Ao Agravamento Da Crise Socioambiental Nas Últimas Décadas Ao Tornar-Se Objeto De Debate Em Eventos Diretrizes E Políticas Públicas Foi Possível Avançar Na Compreensão De Que Ela Se Constitui Como Um Processo Educativo Que Tematiza O Ambiente Em Diferentes Instituições E Níveis De Ensino O Compromisso Coletivo De Pesquisadores E Educadores Permitiu Que Lacunas Existentes No Momento Inicial Da Formulação Deste Campo De Estudos E Pesquisas Fossem Identificadas E Em Alguma Medida Superadas Pelas Proposições Críticas De Análise Da Crise Societária A Obra Pesquisas Em Educação Ambiental Crítica Endossa Esse Percurso Por Compilar Produções De Integrantes E Parceiros Do Grupo De Pesquisa Em Educação Ambiental Gpea Da Unesp Campus Bauru Ao Longo De Mais De Duas Décadas Este Coletivo Se Debruçou No Desvelamento Do Papel Da Educação Ambiental Crítica Especialmente No Contexto Escolar Público Brasileiro Frente Às Condiçõe