Este Livro Mostra Que Na Educação O Planejamento Não Pode Ser Dissociado Da Construção Do Projeto Políticopedagógico Uma Escola Que Não Consegue Se Decidir Por Um Projeto Educacional Caminha Sem Direção E Tem Poucas Chances De Contribuir Para A Formação Cidadã E Para O Pleno Desenvolvimento Das Atuais E Futuras Gerações O Planejamento Em Educação Só Faz Sentido Quando Elaborado A Partir Das Relações Mais Fundamentais Da Escola As Relações Da Sala De Aula Que Padilha Chama De Círculo De Cultura Utilizando A Expressão De Freire Aula Tornouse Há Muito Tempo Uma Palavra Estreita Pobre Para Caracterizar A Complexa Atividade Que Se Dá Na Escola Paulo Freire Ao Falar Em Círculo De Cultura Já Havia Percebido Isso Há 50 Anos O Autor Deste Livro Foi Muito Feliz Ao Retomar Essa Noção Fundante Da Pedagogia Freiriana Associandoa Ao Planejamento Dialógico Tema Tão Necessário À Formação E À Atuação Dos Atuais E Futuros Educadores E Educadoras