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A analise sistematica de varios planos de marketing, profissionais ou academicos, tem mostrado duas principais limitacoes por parte dos planejadores. A primeira delas diz respeito a questao tecnica, ou seja, como compreender e, principalmente, como empregar corretamente as diversas ferramentas ( teorias ) que se somam ao longo do livro. Ja a segunda, um pouco mais complexa, refere-se a necessidade de alinhamento estrategico que todo plano tatico necessita ter e, alem disso, que o mesmo deve conter, em si proprio, uma proposta , uma solucao , enfim, uma resposta ao problema evidenciado no diagnostico que compoe as duas primeiras partes do plano (analise interna e externa). Desta forma, o desafio deste livro e auxiliar executivos e estudantes a construirem planos de marketing que empreguem adequadamente a tecnica, porem, mais do que isso, que sejam capazes de propor e agregar valor as suas organizacoes. Neste sentido, a proposta deste trabalho e orientar planejadores na reflexao e tomada de decisao de fato tatica, isto e, aquela que enxerga alem da operacao do dia a dia.