Se Nos Textos De Maquiavel A Política Aparece À Meia Luz, É Porque A Fez Descer À Caverna, Que Na Conhecida Imagem De Platão Representa O Mundo, Os Claros E Distintos Conceitos Que Permaneceram Até Então Impolutos Por Cuidadoso Apartamento Do Território Do Demagogo E Do Sofista, Justamente Onde Os Homens Vivem Suas Relações De Poder. Platão E Aristóteles, Santo Agostinho E Santo Tomás Compartilham O Ânimo De Proteger O Pensamento Político Domundo Da Vida. A Originalidade De Sua Obra Revela-Se Pela Exigência De Síntese Sempre Imperfeita. Com Mais Nitidez No Príncipe Que Nos Discursos, Os Livros De Maquiavel Apresentam A Notável Singularidade De Constituírem As Únicas Análises De Situação Concreta Levadas À Dignidade De Tratados De Filosofia Política. Ao Contrário Dos Pósteros, Seus Textos Não Buscam Refundar O Pensamento A Partir De Ideias Claras E Distintas E Desdobradas Pela Dedução. Submete, Antes De Tudo, Um Conjunto De Saberes Que Estatuem Postulados Universais Ou Mais Frequentes, Ou Mais Aceitos, Simplesmente, Aos Juízos E Ditames Da Razão Prática, A Saber, Aqueles Orientados Pelobem Comum E Para A Ação Política. Leia Mais