Com Essa Obra, O Grupo De Estudos E Pesquisas Em Políticas Curriculares, Geppc, Vinculado Ao Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Da Paraíba, Ufpb, Investe Na Manutenção De Um Diálogo Permanente Entre O Teórico E O Prático E Acredita Na Possibilidade De Quebra De Fronteiras Entre Saber Acadêmico, Práticas E Políticas Curriculares. Na Atual Conjuntura, Em Que As Crises Das Sociedades Modernas Tornam A Convivência Mais Conflitiva, Acabam-Se As Expectativas De Progresso Asseguradas Pela Previsibilidade Da Ciência. Nesta Lógica, O Passado Não Existe, O Futuro Não É Mais Tema De Discussão E O Presente Reduz-Se Às Apologias Ao Milagre Tecnológico Partilhado No Mercado. As Peculiaridades Locais Desaparecem, Todos São Consumidores E Todos Estão Em Processo De Modelagem. No Entanto, Essa Modelagem Não É Posta Em Questão. O Pensamento Único Não Revela Como Aflexibilidade Da Produção, Ao Desestabilizar As Sociedades De Pleno Emprego, Cria Uma Vala Comum De Crises E De Diferenças Marcantes Entre Elas E As Sociedades Periféricas. Naquelas, As Crises De Superprodução E De Redução No Consumo, E Nestas A Baixa Produção E O Reduzido Poder Aquisitivo Revelam-Se Como Crise Do Trabalho, Regulada Pelo Estado Em Crise. Ao Mesmo Tempo Em Que As Novas Tecnologias Possibilitam A Criação Dos Mercados Globais, Reduzem O Poder Do Estado-Nação, Enquanto Agente Político Investidor Na Manutenção Da Democracia. O Estado Transforma-Se Em Regulador Do Trabalho E Da Cidadania E A Nação Torna-Se Um Ideal A Ser Construído Pela Cultura Midiática, Inclusive Pela Educação. É Nessa Perspectiva Que Os Diferentes Olhares Dos/As Produtores/As Dos Textos, Desta Segunda Publicação, Penetram Nos Bastidores Da Educação E Desvelam As Políticas Curriculares, Bem Como Os Impactos Delas Nas Práticas Institucionais. Leia Mais