A Ponte Flutuante Dos Sonhos, Publicado Em 1959, Tem Seu Titulo Emprestado De Um Capitulo Do Genji Monogatari, Obra Do Seculo Xi, Escrita Pela Dama Murasaki Shikibu E Considerada O Primeiro Romance Da Historia Da Literatura. Tanizaki, Que Tinha Grande Afinidade Com Os Textos Classicos, Revisita No Conto Alguns Temas Do Genji Monogatari, Como O Erotismo, A Relacao Ambigua De Um Jovem Com A Esposa Do Pai, E A Simbologia Classica Dos Elementos Da Natureza, Inspirada Pela Tradicao Budista. O Narrador Tadasu Compartilha Com O Leitor A Historia De Sua Infancia E De Suas Duas Maes, Que Se Misturam Em Sua Memoria. A Confusao Psicologica E A Vergonha Do Narrador Se Contrapoem A Limpidez Do Estilo De Tanizaki. O Autor Explora As Nuances Daquilo Que Nao E Dito E Nos Joga No Centro Do Peculiar Arranjo Familiar Estabelecido Pelo Pai De Tadasu, Que Tenta Recriar, Na Segunda Esposa, A Mae Que O Filho Perdeu. O Segundo Conto, Retrato De Shunkin, De 1933, Apresenta Uma Das Mais Marcantes Personagens De Tanizaki: Shunkin, Prodigio Artistico, Cega, Cujo Virtuosismo E Beleza Despertam Todos Os Tipos De Paixoes. A Relacao Entre Shunkin E Sasuke, Seu Ajudante E Amante, E A Materia Da Historia. A Convivencia De Mestra E Discipulo, O Desenvolvimento Dos Dois, O Temperamento Cruel De Shunkin, A Fervorosa Servidao Voluntaria De Sasuke, As Tragedias Que Marcam Suas Vidas, Tudo E Apresentado Deixando Entrever Uma Historia Secreta , Desconhecida Ate Do Proprio Narrador. A Obra Gerou Entusiasmo Da Critica E De Autores Como Yasunari Kawabata, Que A Chamou De Obra-Prima . A Forma Como Tanizaki Trata A Memoria, O Erotismo E A Devocao E O Que Conecta Os Dois Contos, Demonstrando Sua Maestria Narrativa E Aproximando-O, Tematicamente, De Bataille E Sade Em Suas Especulacoes Sobre O Potencial Destrutivo Do Amor E Da Sexualidade.