Esta Coleção Chega À 10 Edição, Revista, Atualizada E Ampliada, Levando Em Conta As Recomendações Da Basenacional Comum Curricular (Bncc). Referência No Ensino Da Disciplina, A Coleção Trabalha A Leitura, O Estudo Da Gramática E A Produção De Texto De Maneira Integrada. Além Disso, Estabelece Constantes Relações Entre As Diversas Linguagens E Aproxima O Estudo Da Realidade Do Aluno Com A Abordagem De Temas Atuais. Apresenta Uma Proposta De Trabalho Consistente De Leitura, Com A Seleção Criteriosa De Novos Textos Que Vão Dos Clássicos Da Literatura Universal Aos Autores Da Literatura Contemporânea Brasileira , Comprometida Com A Formação De Leitores Competentes De Todos Os Tipos De Textos E Gêneros Em Circulação Social; Uma Abordagem De Gramática Que Ainda Mantém O Trabalho Com Conceitos Da Gramática Normativa, Essenciais Ao Exercício De Um Mínimo De Metalinguagem Como Substantivo, Verbo, Pronome, Complementos, Adjuntos , Mas Que Alarga O Horizonte Dos Estudos Da Linguagem, Apoiando-Se Nos Recentes Avanços Da Linguística E Da Análise Do Discurso; Uma Proposta De Produção Textual Apoiada Na Teoria Dos Gêneros Textuais Ou Discursivos E Na Linguística Textual; E O Interesse Em Fazer Os Alunos De Diferentes Perfis E De Acordo Com Suas Aptidões E Habilidades Explorarem Outras Linguagens Além Da Verbal, Como A Pintura, A Fotografia, O Cartum, O Anúncio Publicitário, Os Quadrinhos, Etc.pensamos Que O Ensino De Língua Portuguesa, Hoje, Deve Também Abordar A Leitura, A Produção De Texto E Os Estudos Gramaticais De Uma Mesma Perspectiva De Língua A Perspectiva Enunciativa, Isto É, Como Meio De Ação E Interação Social.