A Obra Focaliza Com Amplitude E Lucidez A Realidade Do Ensino Médio Brasileiro Numa Reflexão Sistemática Sobre Formação De Professores Documentos De Parametrização Do Ensino Livros Didáticos Em Uso Planejamento Implantação E Avaliação Do Processo De Ensino E De Aprendizagem Do Português Como Língua Materna No Ensino Questionase Ainda Em Suas Diversas Dimensões A Fragmentação Experimentada No Ensino Médio O Isolamento Da Língua Portuguesa Em Relação Às Demais Disciplinas Dessa Etapa Da Escolarização Sua Compartimentação Em Aulas De Gramática Redação E Literatura A Ausência De Um Trabalho Efetivamente Interdisciplinar Ou A Falta De Um Trabalho Coletivo Que Se Construiria Por Meio De Projetos De Ensino Em Suma Os Autores Não Se Deixam Levar Pelos Obstáculos Constatados E Defendem Uma Escola Eficaz A Leitura Dos Diferentes Capítulos Do Livro Permitirá Aos Leitores Viajarem Pela Realidade Da Escola Brasileira Em Seu Estágio Atual E Vislumbrar A Escola Que Se Quer E Se Projeta A Escola Que Se Desenha Com Uma Atuação Cada Vez Mais Consciente De Seus Agentes