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Desde a publicacao da primeira edicao do livro Pratica de Ensino e Estagio Supervisionado na Formacao de Professores , em 2006, e das suas quatro reimpressoes posteriores, o cenario no campo da formacao de professores modificou-se devido a criacao e alteracoes de legislacoes referentes a formacao destes profissionais. A fim de acrescentar as questoes pertinentes as novas leis ao debate e tracar um panorama sobre os seus impactos nas praticas de ensino e no estagio supervisionado, as autoras Iraide Marques de Freitas Barreiro e Raimunda Abou Gebran trabalharam na atualizacao de sua obra que agora trazemos em sua 2a edicao. - Entre as novas tematicas agora abordadas estao: - A alteracao do artigo 62 e a adicao do artigo 62-A na lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional); - A Profissionalizacao e a identidade docente; - Politicas e programas para articulacao entre formacao inicial e continuada para a docencia: novas proposicoes; - Programa Institucional de Bolsas de Iniciacao a Docencia - PIBID; - PIBID: acoes de corresponsabilidades para o inicio da docencia - O estagio nos cursos de formacao de professores a distancia; As otimas e importantes analises feitas pelas professoras tem sempre como perspectiva que as politicas publicas voltadas a educacao devem influir na busca da ampliacao do acesso e permanencia na escola, com vistas a maior igualdade social. Por isso cremos na relevancia dessa obra como peca no debate sobre a legislacao voltada a educacao e a formacao de docentes no nosso pais.