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Processos De Internacionalização Da Educação Superior No Brasil

(Cód. Item 1565523102)

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Esta obra apresenta os resultados de um estudo realizado no âmbito brasileiro de Educação Superior, que buscou analisar as contribuições da internacionalização para o desen-volvimento das competências interculturais, nos alunos de instituições membros da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). No contexto da internacionalização da Educação Superior, as CI são consideradas necessárias pois habitamos um mundo globalizado, interdependente e multicultural, cujos desafios podem ser enfrentados de forma mais eficiente por cidadãos que, além das habilidades técnicas, adquiram determinados tipos de saberes denominados “competências interculturais”. Ao estudar o tema, propomos uma reflexão sobre a importância da interculturalidade e das competências interculturais na Educação Superior. Ambos os conceitos encontram fundamento nos princípios básicos que deveriam reger todas as relações humanas: solidariedade, fraternidade e igualdade. Somente a partir desses princípios é possível construir espaços de diálogo e de convivência que nos permitam superar as diferenças e fundar sociedades mais justas. A competência intercultural busca reduzir as distâncias e ousa em compreender as diferenças. Se a cultura é uma necessidade inerente à vida humana, a existência intercultural é a força interior que nos une apesar das barreiras que, por desconhecimento, criamos artificialmente, negando a verdade absoluta de que somos seres pertencentes à mesma espécie. As instituições de educação superior, por meio de suas políticas e processos de internacionalização, poderiam promover uma educação para a interculturalidade e facilitar a verdadeira integração entre os povos. Este trabalho é fruto de vinte anos de estudo e de dedicação à internacionalização e pode servir de norte aos interessados em desenvolver essas perspectivas em todos os níveis da educação.

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