Este Livro Situa De Modo Correto A Natureza Da Relação Entre Educação E Processo Produtivo, Uma Vez Que Capta A Existência Do Vínculo Mas Percebe Também Que Não Se Trata De Um Vínculo Direto E Imediato, Mas Indireto E Mediato. A Expressão Produtividade Da Escola Improdutiva Quer Sintetizar Essa Tese. Com Efeito, Se Para A Teoria Do Capital Humano Bem Como Para Seus Críticos A Escola É Simplesmente Produtiva E Para Cláudio Salam Ela É Simplesmente Improdutiva, Para Gaudêncio A Escola (Imediatamente) Improdutiva É (Mediatamente) Produtiva. Este Livro Situa-Se, Pois, No Ponto Mais Avançado Atingido Pela Economia Da Educação. E Como O Adequado Entendimento Das Relações Entre Educação E Processo Econômico É De Crucial Importância Para A Própria Compreensão Da Própria Natureza E Especificidade Da Educação, A Leitura Desta Obra É Imprescindível A Todos Os Educadores. Constitui, Pois, Texto E Consulta Obrigatória Nos Cursos De Formação De Professores E Especialistas Em Educação, Sendo Também De Interesse Para Economistas, Historiadores, Filósofos E Cientistas Sociais.