Este Livro Compartilha Os Principais Resultados De Investigações E Discussões Promovidas Por Pesquisadorases De Alguns Grupos De Estudos E Pesquisas Em Ensino De Ciências No Brasil A Fim De Que Estudiosasos Da Educação Professorases E Licenciandasos Possam Vislumbrar Aproximações Entre A Pesquisa Acadêmica E A Prática Escolar Visando Uma Educação Científica Mais Crítica Os Textos Apresentam Reflexões E Resultados Das Propostas De Recursos Didáticos Metodologias E Abordagens Não Tradicionais Proposições De Reconfigurações Curriculares E Análises Epistemológicas E Teórico-Metodológicas De Diferentes Referenciais Que Estão Sendo Pesquisados No Interior Dos Grupos De Estudos E Pesquisas Nesse Sentido Asos Autorases Compartilham Resultados De Investigações E Discussões Produzidas Em Algumas Linhas De Pesquisa Em Ensino De Ciências Realizadas Pelos Docentes E Discentes Universitários Nos Cursos De Licenciatura E Programas De Pós-Graduação E Seu Impacto Na Formação De Professores E No Ensino Básico Para Guiar As Reflexões Sobre Esta Questão Trazemos Discussões Atuais Que Têm Ganhado Expressão Na Educação Científica E Tecnológica Tais Como A Alfabetização Científica E Tecnológica A Pesquisa Na Fenomenologia E Na Hermenêutica No Contexto Da Análise Textual Discursiva A Metacognição A Epistemologia De Fleck E A Cultura Maker A Teoria Ator-Rede De Latour A Divulgação Científica A Reconfiguração Curricular Na Perspectiva Da Interdisciplinaridade E Prática