Esta Nova Edição Resulta Das Demandas Sugestões E Conversas Que Ocorreram Entre Os Autores E Estudantes Docentes E Leitores Em Geral Por Conta Disso As Observações E Críticas Foram Incorporadas Ao Texto Que Passou Por Acréscimos E Correções Desde A Introdução Até O Final Da Obra Embora Haja Parte Do Livro Que Permanece Inalterado Desde Sua Primeira Edição Inclusive Nesta Edição Trazemos Para O Prefácio Uma Das Resenhas Escritas Por Leitores Da Obra O Que Abre Novas Perspectivas De Diálogo No Campo O Livro Foi Escrito Para Responder A Questões Centrais Da Pesquisa Em Educação Temos Percebido Que Muitos Jovens Pesquisadores Sentem Dificuldades Teóricas E Práticas Quando Iniciam Um Projeto De Pesquisa O Livro Quer Ajudar Estes Novos Pesquisadores A Obra Preocupa-Se Em Instigar Pesquisadores Na Produção Autônoma Do Conhecimento Para Além Dos Mecanismos De Engessamento De Alguns Métodos Mais Tradicionais Nas Ciências