Nesse livro, Hal Foster interpreta a História da Arte como um sujeito regido pelo modelo psicanalítico lacaniano, no qual operaria o retorno do real, isto é, a alternância de antecipações e reconstruções de eventos traumáticos. Esse mecanismo se manifestaria tanto nos movimentos neovanguardistas no contexto histórico, como no próprio objeto principal da arte contemporânea – o real.
Para Foster, que parte de uma concepção dialética inspirada por sua leitura de Marx, a neovanguarda, longe de ser uma mera repetição – tal qual a proposição de Peter Bürger exposta em Teoria da Vanguarda – seria uma recepção com resistência de algo que foi reprimido historicamente nas primeiras vanguardas. O construtivismo russo e o dadá duchampiano pós anos 60 seriam, portanto, um novo ciclo nos diversos ciclos que um evento histórico revolucionário acarreta. Outros exemplos seriam a teoria de Freud, seguido pela leitura de Lacan, e a de Marx, seguido por Althusser. Enquanto as vanguardas do início do século XX representaram um rompimento com as convenções estéticas, as neovanguardas direcionaram seu questionamento para a própria instituição da arte. Desse modo, elas representam um aprofundamento de sua versão anterior e cumprem um papel mais central na perspectiva da dimensão social da arte.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português Editora do livro : UBU EDITORA Autor : FOSTER, HAL Título do livro : Retorno do Real, O Data de publicação : 04-07-2017 Gênero do livro : Artes e Cultura Peso : 349 g Quantidade de páginas : 223 Ano de publicação : 2017 Altura : 30 cm Largura : 23 cm
Idioma: Português Editora Do Livro: UBU EDITORA Autor: FOSTER, HAL Título Do Livro: Retorno do Real, O Data De Publicação: 04-07-2017 Gênero Do Livro: Artes e Cultura Peso: 349 g Quantidade De Páginas: 223 Ano De Publicação: 2017 Altura: 30 cm Largura: 23 cm