Este livro, trilíngue (português, espanhol e inglês), apresenta um conjunto de fotos da instalação RODA GIGANTE, da artista Carmela Gross, e um ensaio crítico de Luiz Renato Martins. A obra foi montada em 2019, no Farol Santander, em Porto Alegre. Nas palavras de Paulo Miyada, na apresentação do livro: Esta publicação é um exercício de síntese, nos múltiplos sentidos da palavra. No ritmo da passagem entre as páginas, as fotografias e registros de processo colocam em cena a produção (a síntese) de uma obra maior de Carmela Gross, ela mesma um esforço de con densação (síntese) de eixos de força dissonantes um exercício de desenho e projeção que implica a definição de energias e ten sões prioritárias, onde aparentemente impera o caos e a entropia. O ensaio de Luiz Renato Martins, por sua vez, é um exercício dialé tico que, como tal, pressupõe o horizonte da síntese entre consi derações macroestruturais e leituras materiais da obra em seu con texto histórico, político e social.