Este Livro Tem Como Temática O Saber Profissional Da Docência No Encadeamento Dos Seus Capítulos Faz Referência Inicial A Estudos Internacionais Sobre A Profissionalização E O Papel Fundamental Que O Saber Específico De Uma Atividade Exerce No Movimento De Constituição De Uma Dada Profissão A Partir Desses Estudos A Obra Focaliza A Matemática Dos Primeiros Anos Escolares Em Seus Aspectos Atuais E Históricos Tema Pouco Presente Nas Pesquisas A Matemática Vista Como Um Saber Profissional Da Docência É Abordada Numa Teia De Novos Aportes Teórico-Metodológicos Que Vem Sendo Desenvolvidos Pelo Ghemat Brasil - Grupo Associado De Estudos E Pesquisas Sobre História Da Educação Matemática Wwwghemat-Brasilcombr A Obra Também Analisa Os Recentes Trabalhos Que Vêm Sendo Elaborados Sobre As Relações Entre Ensino E Formação De Professores Em Termos Do Saber Profissional Da Docência O Livro Ao Trazer Para Debate Os Saberes Profissionais Do Professor Que Ensina Matematica Coloca Em Primeiro Plano Nao Apenas Os Processos De Constituicao De Saberes Especificos Para O Exercicio Docente Em Cada Tempo Historico Mas Tambem Elucidada A Propria Formacao Desse Professor Na Atualidade Tendo Em Vistas As Referências Atuais Para O Ensino De Matematica Nos Primeiros Anos Escolares