O Livro Expõe Uma Proposta De Transposição Didática De Estudos Em Semiótica Para O Ensino Das Ciência Com Aplicações Práticas Para A Sala De Aula O Referencial Semiótico Abordado Perpassa Por Conceitos De Diferentes Autores E Referências Mas O Trabalho Vem Norteado Pela Releitura De Conceitos Da Teoria Da Comunicação De Luís Jorge Prieto A Obra Tem Como Objeto O Aprimoramento Da Construção Dos Conhecimentos Científicos Dos Aprendizes Na Sala De Aula Mediante Ações Discursivas Guiadas Pelo Professor O Conceito Central Que Se Destaca No Trato Do Processo Discursivo É O De Indicação Circunstancial Um Neologismo Retirado De Prieto Esse Elemento Sígnico Que O Professor Pode Vir A Se Basear Para Orientar Atividades Discursivas Tem Como Objetivo Mediar A Interlocução Dialógica Com Os Estudantes Para Superar Incompreensões Do Que Está Sendo Ensinado Por Meio De Estimulação Da Reflexão Autônoma Como Princípio Educacional A Proposta Considera Fundamental Tornar Os Aprendizes Participantes Ativos Na Constrição Dos Conhecimentos Ensinados A Leitura Da Teoria É Contrastada Com Exemplos Que Auxiliam Não Só Na Compreensão Da Ideias Mas Servem Para Mostrar Situações Ocorridas Em Sala De Aula E Que Portanto São Factíveis De Serem Aplicadas Na Escola Ainda Que Os Exemplos Apresentado Tenham A Finalidade De Ilutrar A Proposta Em Uma Disciplina Específica A Obra É Extensível Para Qualquer Ensino De Ciências Confia-Se Que A Leitura Do Livro Dirigido Ao Professor De Educaç