O Impulso Inicial Que Muitos Anos Depois Resultaria Neste Livro Foi Definido Por Silvia Rivera Cusicanqui Como Uma Angústia Identitária Ou Nostalgia Ancestral Ao Buscar As Próprias Origens Familiares No Altiplano Boliviano É Que A Autora Acaboumergulhando No Mundo Andino Essa Investigação Incialmente Individual Derivoi Em Uma Sólida Carreira Acadêmica Dedicada A Desvendar Os Nexos Entre A História Do Passado E Os Dilemas Do Presente Com Os Pés Fincados Na História Oral Na Análise E Na Produção De Imagens Sobretudo Depois Da Constatação Das Insuficiências Comunicacionais Do Texto Escrito Em Um País Como A Bolívia Adotei Como Profissão De Fé Que A Descolonização Só Pode Ser Realizada Na Prática Mas Uma Prática Reflexiva E Comunicativa Fundada No Desejo De Recuperar Memória E Corporalidade Próprias Escreve Cusicanqui Então Como Consequência Essa Memória Não Seria Apenas Ação Mas Também Criação Imaginação E Pensamento Ricamente Ilustrado Sociologia Da Imagem Analisa Em Profundidade A Obra Dos Artistas Ou Sociólogos Da Imagem Felipe Guamán Poma De Ayala Melchor María Mercado E Jorge Sanjinés Além De Mergulhar Na Imagética Produzida Pelos Líderes Do Movimiento Nacional Revolucionario Mnr Que Assumiu O Poder No País Em 1952 Sociologia Da Imagem Continua Com Ensaios Sobre A Criação De Uma Episteme Própria Dos Povos Andinos Trazendo Ainda Informações Metodológicas E Entrevistas Em Que A Autora Esmiúça Pontos Centrais De Seu Pensamento Trata-Se De Um