Teatro Do Êxtase Reúne Cinco Peças De Fernando Pessoa, Concebidas Como Poemas Dramáticos E Destinadas Mais À Leitura Do Que À Encenação. O Marinheiro (1915), Único Drama Publicado Em Vida, Foi Incluído No Primeiro Número Da Revista Orpheu E Figura, Juntamente Com Fausto, Como Sua Peça Mais Importante. Definida Pelo Próprio Autor Como Um Drama Estático, A Obra De Matriz Simbolista Apresenta O Diálogo Entre Três Mulheres Que Velam O Corpo De Uma Donzela, Sem Nenhuma Referência Histórica. Ainda Estão Aqui Reunidos A Morte Do Príncipe, Que Remonta A Hamlet, De Shakespeare; Diálogo No Jardim Do Palácio, Com Referências Platônicas À Reflexão Sobre O Amor E À Dicotomia Entre Corpo E Alma; Salomé, Leituras Do Tema Bíblico Da Mulher Fatal; E Sakyamuni, Representação Da Ascensão De Siddhartha Gautama Ao Estado De Iluminação. Provavelmente As Peças Mais Acabadas Do Autor, Apresentam Como Eixo Comum A Concepção Pessoana De Êxtase.