Uma formação docente crítico-reflexiva precisa dialogar com as possibilidades e potencialidades das tecnologias digitais, seja no ensino de língua inglesa, de outras línguas ou em outras áreas da educação. Este livro apresenta um estudo que se propôs a examinar percepções de professores de inglês sobre o uso de tecnologias digitais na educação básica, além de investigar a inclusão de tecnologias digitais nos currículos de formação de professores e explorar a possibilidade de desenvolvimento de possíveiscaminhos mais efetivos para a formação docente inicial. Revisão curricular da formação inicial com olhares para as tecnologias digitais aliando teorias e práticas e instrução com foco tanto no uso destes recursos quanto nos conceitos e preceitos relacionados aplicados ao ensino de línguas se mostram urgentes. (Re)pensar, (re)aprender, (re)visitar os caminhos e percursos de formação, considerando as evoluções e o contexto espaço-tempo em que estamos inseridos, nutrem reflexões que podem promover uma ação docente menos refratária, mais contextualizada às demandas da cibercultura e mais consciente e crítica.O debate proposto sugere olhares que acompanhem a velocidade das evoluções do mundo, que se situem nos contornos fluidos de presente-futuro (que por vezes parecem se confundir) e que incitam uma descoisificação das tecnologias digitais nos currículos de formação inicial. E, sobretudo, que priorizem a busca por uma educação efetiva, plural, democrática, cidadã e transformadora. Marca: Não Informado