Memória E Reconhecimento Constituem, A Meu Ver, A Matéria-Prima De Que É Feita A Ponte Que, No Projeto Que Dá Origem A Este Livro, Aproxima Cinema E Educação, Universidade E Escola, Teoria E Prática, Pesquisadores/As E Professores/As Da Educação Básica. A Maior Parte Dos Dados E Dos Textos Aqui Contidos Diz Respeito Às Relações Dos/As Professores/As Com O Cinema, Em Especial, Às Lembranças E Experiências Com O Cinema; Aos Processos De Construção De Identidades Pessoais E Profissionais Com O Cinema. Biografias, Autobiografias, Rememorações, Encontros, Narrativas, Bordados, Visualizações De Filmes, Debates, Entrevistas, Videogravações E Conversas Foram Alguns Dos Instrumentos Com Os Quais A Equipe De Pesquisadores/As Amealhou Relatos Pessoais, Histórias De Vida, Percepções Sobre A Prática Docente, Imaginários E Saberes, E Produziu Reflexões Teóricas Sobre As Contribuições Do Cinema Para A Vida Dos/As Professores/As, Para Sua Formação E Para O Ensinar/Aprender.Rosália Duarte