Em Sua Primeira Coletânea De Poemas De Exílio Ovídio Fazse Personagem Da Própria Obra E Se Autorrepresenta Como Relegado Expulso Para Os Confins Do Império Afastado Da Pátria E Dos Entes Queridos Ele Encontra Na Poesia Um Modo De Permanecer Em Roma E Fixar Sua Imagem Na Tradição Literária Ao Enviar À Urbe Poemas Em Forma De Carta O Poeta Suspende Momentaneamente O Isolamento E Por Meio Da Poesia Transforma A Solidão Em Diálogo Analogamente Este Livro Propõe O Diálogo Como Modo De Abordar A Antiguidade Diálogo Entre Áreas Ao Relacionar Os Estudos Clássicos Com As Contribuições Da Teoria Da Literatura E Do Pósestruturalismo Diálogo Entre Tempos Ao Mostrar Que Passado E Presente Se Iluminam Mutuamente Diálogo Entre Obras Ao Destacar Elementos De Retomada Intertextual Na Produção Ovidiana Enfim Diálogo Com O Outro Pois É Na Tensão Imposta Pela Diferença Que Reconhecemos A Nós Mesmos E Que Nasce O Aprendizado Os Tristia Não Constituem Uma Ruptura Em Relação Às Obras Ovidianas Pregressas São Antes A Sua Síntese Um Epitáfio Do Poeta Metaforicamente Morto Com O Exílio O Registro De Sua Trajetória Poética E De Sua Autobiografia Literária