O LIVRO TEXTO E ESCOLA: NOTAS SOBRE PRODUCAO E DESENVOLVIMENTO EM COMUNICACAO ESCRITA TRAZ AS REFLEXOES EM AMBITO TEORICO SOBRE OS FAZERES DE UMA PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA, DIANTE DAS DIFICULDADES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS. OS BONS RESULTADOS DO TRABALHO, PRINCIPALMENTE COM AQUELES ALUNOS MAIS RESISTENTES AO TEXTO ESCRITO, IMPULSIONARAM-ME A PESQUISA DE MODO A ATENDER QUAIS ESTRATEGIAS FORAM RELEVANTES NESSE PROCESSO. APRESENTAMOS OS EMBASAMENTOS TEORICOS QUE SUSTENTAM NOSSA EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA DE ENSINO DO TRABALHO REALIZADO NO INSTITUTO POLITECNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM CABO FRIO, PROJETO DE EXTENSAO DA UNIVERSIDADE QUE ATUOU NA REGIAO DE CABO FRIO DE 2008 A 2016. DESSE MODO, PROCURAMOS ENTENDER COMO ESSAS ESTRATEGIAS DE ENSINO SE ORGANIZARAM E SEUS PRESSUPOSTOS NORTEADORES. DISCUTIMOS A QUESTAO DOS DIREITOS E GARANTIAS EDUCACIONAIS ESTABELECIDOS NA CONSTITUICAO BRASILEIRA, DEMAIS LEIS, DIRETRIZES E PARAMETROS NORTEADORES DO ENSINO. ANALISA-SE A QUESTAO DA FORMACAO PARA A CIDADANIA E OS OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA ASSOCIADO AS AMPLIADAS GERACOES DE DIREITO, CUJO EMARANHADO DE LEIS VISA A UMA EDUCACAO DO CIDADAO QUE O TORNE CAPAZ DE CIRCULAR NOS DIFERENTES ESPACOS PUBLICOS. AS CONTRIBUICOES DE VYGOTSKY EM TORNO DA PSICOLOGIA CULTURAL, DA LINGUAGEM E DA EDUCACAO GANHAM DESTAQUE, AO CONSIDERARMOS OS ASPECTOS CULTURAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AMPLIAMOS A QUESTAO DA RELACAO ENTRE CULTURA E MODOS DE PENSAMENTO PARADIGMATICO E NARRATIVO COM BRUNER E COM AS CONTRIBUICOES DE SENNA. A LUZ DESSES PRESSUPOSTOS, DESCREVEMOS O INSTRUMENTO METODOLOGICO DE ENSINO APLICADO NO IPUFRJ E DISCUTIMOS DE QUE MODO ESSA PROPOSTA DE ENSINO CONTRIBUIU PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NA DIMENSAO DO TRABALHO COM O GENERO TEXTUAL RELATORIO, DESENVOLVIDO NO CONFRONTO ENTRE AS ESTRATEGIAS DE PRODUCAO DE TEXTO ESCRITO, CONSIDERANDO A LOGICA NARRATIVA E CARTESIANA DE ELABORACAO DA MENSAGEM.