O Autor Convida O Leitor A Desfrutar De Amplo Leque De Orientações Pedagógicas Presentes Nas Páginas Deste Livro. Recomenda Atenção Quanto Aos Conhecimentos Necessários Para O Desenvolvimento De Práticas Que Estão Relacionadas Com O Ensino E Aprendizagem De Conteúdos Pertinentes À Temática Análise Combinatória - Na Educação Básica E No Ensino Superior -, Por Meio De Exemplos Variados E Diversificada Proposição De Problemas De Contagem. Ademais, Considera Pertinente Que O Leitor Se Aproprie De Imprescindíveis Conhecimentos Sobre A Temática De Maneira Que Possa Compreender, Desenvolver E Exercitar O Raciocínio Combinatório (Indispensável Ferramenta Matemática Para O Domínio De Diferentes Técnicas De Resolução De Problemas De Análise Combinatória E De Probabilidade), Consoante O Fato De Que O Domínio Pleno Deste Raciocínio Possibilita Ampliar A Imagem Conceitual Acerca De Outras Técnicas De Contagem (Necessárias Para Resolver Outros Tipos De Problemas De Contagem). Importante Ressaltar Que Os Currículos De Matemática Para A Educação Básica - Em Respeito À Base Nacional Comum Curricular (Bncc) E Às Orientações Presentes Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Pcn) - Vêm Recomendando Aos Professores Contemplar O Ensino De Análise Combinatória E De Probabilidade Desde Os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental, Se Estendendo Até O Fim Do Ensino Médio.