No Livro Anterior Lançado Em 2016 Que Também Tive A Honra De Prefaciar Ao Concluir O Prefácio Afirmei Que Seu Conteúdo Constituiu Uma Primeira Aproximação Ao Complexo Processo Curricular De Caracterização Das Disciplinas Definição De Seu Conteúdo E Orientação Do Trabalho Pedagógico Com Cada Disciplina Na Implantação Da Pedagogia Histórico-Crítica Nas Redes Públicas De Ensino Com Os Conhecidos Limites Decorrentes Da Precariedade Que Caracteriza A Educação Brasileira Representou Portanto Um Importante Avanço Por Isso Além De Ser Lido Por Todos Os Professores Deveria Ser Continuado Ampliado E Aperfeiçoado Por Novas Iniciativas Que Nos Aproximem Cada Vez Mais De Um Ensino Público Qualitativamente Significativo Que Assegure A Todas As Crianças E Jovens De Nosso País A Apropriação Dos Conhecimentos Produzidos Pela Humanidade Nas Suas Formas Mais Ricas É Esse Com Efeito O Objetivo Perseguido Por Todos Nós Que Nos Alinhamos Com Os Pressupostos As Finalidades E A Metodologia Da Proposta Pedagógica Histórico-Crítica -- Dermeval Saviani Excerto Do Prefácio