O Teorema De Pitágoras É Frequentemente Apresentado Como Uma Descoberta De Pitágoras Nos Livros Didáticos Da Educação Básica No Entanto Os Historiadores Hoje Questionam Essa Visão E Sugerem Que As Práticas Da Escola Pitagórica Estavam Mais Relacionadas À Aritmética Do Que À Geometria Por Outro Lado Nos Elementos De Euclides O Teorema Possui Uma Abordagem Puramente Geométrica Com Um Propósito Bem Diferente Do Contexto Escolar Este Livro Parte De Uma Análise Crítica De Como O Teorema De Pitágoras É Abordado Em Livros Do Pnld De 2018 E 2020 - Fruto Da Pesquisa De Nosso Grupo Chemat - Para Em Seguida Revisitar As Práticas Históricas Na Grécia Antiga A Obra Propõe Duas Oficinas Uma Inspirada Na Escola Pitagórica E Outra Nos Elementos De Euclides Utilizando Somente Materiais Manipuláveis Acessíveis Como Tampinhas De Plástico Régua E Compasso Destinado A Educadores Estudantes De Licenciatura E Pesquisadores O Livro Oferece Um Exemplo Concreto De Como A Integração Entre História E Ensino Pode Ser Feita Nas Aulas De Matemática De Modo A Desenvolver Uma Nova Perspectiva Sobre A Própria Matemática E O Seu Ensino