Investigação Científica no Ensino Médio? Para quê? Desde quando? “TRILHAS DAS CIÊNCIAS: CPM Eraldo Tinoco e os caminhos da Iniciação Científica no Ensino Médio”, Volume 2, é uma obra destinada aos que se interessarem pelas temáticas desenvolvidas, em especial, aos pesquisadores juniores, estudantes de Ensino Médio ou Graduações, como incentivo à produção científico-acadêmica na Educação Básica da Escola Pública, com vistas a explicitar as inúmeras perspectivas que se têm a respeito do envolvimento de um espírito curioso e produtor de conhecimento, que é característica essencial do jovem cientista, nosso estudante, personagem principal e motivo da existência das instituições escolares do século XXI.
Neste volume, há temáticas surpreendentemente diversas, como: os desafios e as descobertas na montagem e na manutenção de um terrário na escola; a vida brotando em uma semente de maracujá; a neurodiversidade no ambiente escolar; o alongamento para exercícios de explosão; a vida jovem, o câncer colorretal e o SUS; a astronomia em sala de aula; nanotecnologia: história, conceito e aplicabilidade; o funcionamento cerebral e a neurociência em sala de aula; a educação sexual na escola, um tema necessário; o Poço Escuro, reserva florestal de Vitória da Conquista, e as consequências do seu desmatamento; um bairro, sua infraestrutura e a qualidade de vida humana; a privação dos direitos trabalhistas em Vitória da Conquista; a internet, as Fake News e o comportamento humano.
Todos os capítulos são constituídos tendo como origem o protagonismo juvenil, com escolhas livres, partindo de discussões e decisões coletivas; pesquisas realizadas por grupos de estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio regular (Parcial), orientadas por professores da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-Ba), Núcleo Territorial de Educação (NTE – 20), Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco, Vitória da Conquista, no ano de 2023.
As pesquisas apresentadas na Mostra de Ciências/2023, no CPM Eraldo Tinoco, que culminaram na produção deste volume, tiveram: a) parcerias firmadas com docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campi de Vitória da Conquista e de Jequié, aprimorando o conhecimento, a troca de experiências, as aprendizagens e contribuindo para a redução do distanciamento entre Universidade e Ensino Básico; b) apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), sob Edital de Nº 008/2023, Popularização das Ciências (Popciências), proposta de Nº 5630, como incentivo a eventos para a produção e divulgação das Ciências em instituições escolares públicas.