A Questão Central Enfrentada Nesta Obra É Que Limites E Restrições À Liberdade De Ensinar São Legítimos No Contexto Brasileiro Em Resposta A Ela Levantase A Hipótese De Que A Liberdade De Ensinar Do Professor Pode Sofrer Restrições Atinentes Ao Conteúdo A Ser Ensinado E À Metodologia A Ser Utilizada Desde Que Para Preservar O Núcleo Caracterizador Do Projeto Pedagógico Institucional Essa Razão Ao Contrário Do Que Possa Parecer Não Corresponde A Uma Posição De Irrestrita Deferência Do Professor À Instituição Ela É Capaz De Ofertar Motivos De Relevo Para Obstar Interferências No Campo Decisório Do Professor Referentes A Um Variado Conjunto De Ações Comuns Na Gestão Da Sala De Aula Entre Atos Acobertados Pela Liberdade De Ensinar Que Não Justificam Per Si Restrições Estão A Faculdade Dos Professores De Dispensarem A Utilização De Técnicas E Recursos Pedagógicos Populares E De Defenderem Posições Impopulares Relacionadas Ao Tema Sobre O Qual Devem Versar