Neste Livro O Pesquisador Iran Abreu Mendes Apresenta Possibilidades De Se Exercitar Modelos Didáticos De Ensino Que Utilizam A História Da Matemática Como Um Agente De Cognição Na Educação Matemática Ou Como Um Reorganizador Cognitivo Nas Aulas Dessa Disciplina Escolar Nesta Terceira Edição Revisada E Ampliada Do Livro Publicado Originalmente Em 2001 O Autor Propõe Diretrizes Para Os Usos Da História No Ensino Da Matemática Como Uma Epistemologia Didática Implicada Na Formação Conceitual E Didática De Professores De Matemática Bem Como No Ensino De Matemática Na Educação Básica Tais Proposições Estão Fundamentadas Nas Pesquisas E Nos Estudos Realizados Pelo Autor Entre 1993 3 2020 Nos Quais Tomou A História Como Um Mediador Didático E Conceitual Para Abordar A Matemática Escolar Os Resultados Obtidos O Levaram A Organizar E Encaminhar Propostas Práticas De Relações Entre História E Educação Matemática Que Priorizem A Investigação Histórica Como Um Princípio De Ensino De Aprendizagem E De Socialização Do Conhecimento Matemático