Variador de Avanço IGT MAP tecnologia AGS M1 com chicote GNV O variador de Avanço M1 fabricado pela IGT com tecnologia AGS, foi especialmente desenvolvido para se adaptar a todos os veículos movidos a GNV que utilizam sensores MAP/MAF. Por ser de estado sólido e microcontrolado não gera interferência no circuito da ECU. O sinal MAP/MAF é interpretado e adaptado pelo Microcontrolador quando o variador começar a operar, ou seja, a cada vez que o veículo sai da condição de marcha lenta.
Variador de avanço MAP para veículos com injeção eletrônica de combustível e com GNV instalado com kit de 3 geração.
O ponto de ignição do veículo é configurado para funcionar no tempo de queima do combustível gasolina cerca de 80 m/s e álcool 60 m/s , porém a queima do GNV acontece de forma mais lenta cerca de 45 m/s . O tempo de ignição precisa ser adaptado para atuar de acordo com a queima do GNV. Para isso utilizamos o variador de avanço, melhorando assim a potência do motor outrora comprometida pelo uso do GNV.
Um dos maiores atrativos do variador de avanço é a economia, como ele melhora a potência do motor, a necessidade de aceleração diminui, reduzindo o consumo, ganhando em desempenho e aumentando a durabilidade do motor, fazendo assim com que as manutenções sejam mais espaçadas.
Outro benefício é a diminuição na emissão de poluentes, pois quando o combustível é queimado da maneira correta, menos monóxido de carbono são transferidos para a atmosfera.
E não para por aí não, o variador de avanço também ajuda a evitar o backfire - volta do fogo, que são aquelas indesejáveis explosões, fumaças e labaredas.
Algumas dicas para um bom funcionamento do kit de 3 geração é manter o sistema de ignição sempre em perfeito estado de funcionamento, cabos, bobina e velas.
Recomenda-se trocar a bobina e as velas a cada 20 mil km aproximadamente e os cabos a 40 mil km aproximadamente.
Outra dica importante é fazer um rebaixo no eletrodo das velas deixando-o com 0,5 mm aproximadamente mais ou menos a espessura de uma lâmina de serra .