Este livro retrata uma experiência de cooperação internacional de pesquisa, intitulada Projeto Vidas Paralelas Migrantes, inserida no âmbito do Programa Capes/Cofecub. Esse programa, ativo desde 1978, representa a mais antiga parceria estabelecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, como tal, reflete um histórico solidário e profícuo no que tange à produção científica compartilhada entre o Brasil e a França. Nesse escopo, evidenciamos a centralidade da dimensão cultural dos processos de cooperação que propiciam a partilha de valores de respeito, trabalho em equipe e reconhecimento da autonomia. No bojo dessas relações, o programa oportunizou o desenvolvimento desta pesquisa-ação, que teve como base as experiências do Projeto Vidas Paralelas (PVP), desenvolvido desde 2008 pela Universidade de Brasília. As perspectivas teórico-metodológicas que ancoram esse projeto apresentam três elementos centrais: a) a importância da centralidade do olhar dos próprios sujeitos da ação; b) a linguagem imagética como elemento metodológico norteador dos processos; e c) a perspectiva da educação popular com base em Paulo Freire. Assim, este livro busca refletir sobre os caminhos possíveis de construção coletiva de processos emancipatórios a partir das perspectivas teórico-metodológicas desenvolvidas pelo PVP Migrantes em conjunto com mediadoras socioculturais vinculadas à associação Archives de l’Immigration Familiale (Arifa). Marca: Não Informado