Este livro convida você a refletir sobre os modelos educativos emergentes que buscam criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos, participativos e transformadores. Por meio de uma investigação fundamentada em autores como Paulo Freire, Boaventura de Sousa Santos, Hugo Assmann, Ivone Bordelois, Regis de Morais e Severino Antônio, a obra explora questões essenciais: a cultura como elemento-chave para compreender grupos e sociedades, as possibilidades de aprendizagem no cotidiano comunitário e a produção do conhecimento nesses espaços. Utilizando uma abordagem qualitativa, com observação participante, rodas de conversa e entrevistas, o estudo foi realizado em uma comunidade de aprendizagem, onde um educador social desempenha papel central. Os resultados revelam que espaços como as Comunidades Aprendentes e a Ecologia de Saberes são fundamentais para promover a autonomia, a emancipação e a transformação social. Este livro é uma leitura indispensável para quem acredita no poder da educação sociocomunitária como caminho para uma sociedade mais justa, participativa e plural. Marca: Não Informado