Em Wingspan, os jogadores assumem o papel de entusiastas de pássaros pesquisadores, observadores, ornitólogos, etc , e procuram descobrir e atrair as melhores aves para cada um de seus aviários.
No início do jogo, cada jogador recebe um tabuleiro individual, o qual representa o seu aviário, 8 cubos de ação da sua cor, 2 cartas bônus aleatórias, 5 cartas de ave e 5 fichas de comida.
Então, cada jogador escolhe as cartas de ave que deseja manter na mão, descartando uma ficha de comida para cada uma delas. Dentre as duas cartas bônus, cada jogador também escolhe apenas uma.
A partir disso, os jogadores revezarão os seus turnos, escolhendo uma dentre 4 ações possíveis.
Em primeiro lugar, os jogadores podem escolher baixar uma carta de ave de sua mão no tabuleiro. Cada ave possui um pré-requisito de habitat, comida e/ou número de ovos para ser baixada, e o jogador deve pagar isso ao banco para poder baixar a carta.
Como segunda ação possível, o jogador pode escolher ganhar comida, e ativar as habilidades de suas aves que se encontram na floresta.
Como terceira opção, o jogador pode escolher botar ovos e ativar as habilidades das aves no campo, e como última opção poderá comprar novas cartas de ave e ativar as habilidades das aves do pântano.
Para cada ação escolhida, o jogador utiliza um cubo de ação. Os jogadores permanecem realizando ações até esgotarem os seus cubos de ação. Nesse caso, encerra-se a rodada, e os jogadores marcam pontos de acordo com o método de pontuação escolhido na partida.
No total, serão jogadas 4 rodadas dessa forma, e a cada rodada, os jogadores perdem um cubo de ação. No final do jogo, cada jogador ainda pontua a sua ficha bônus, e o jogador com mais pontos é o vencedor.
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