Buscar

Roteadores

Ganhe mais mobilidade e facilite seus serviços

Montar uma rede sem fio em casa ou no escritório é uma grande vantagem, afinal, o sinal wireless possibilita maior mobilidade ao usuário. Com uma rede sem fio, é possível acessar a internet de pontos distintos, por meio de um notebook, tablet ou smartphone. Para usufruir desse benefício, você precisa de alguns itens de informática como modems, roteadores, hubs, switches, entre outros. Leia mais.

Produtos encontrados:40

Comparar

Clique em "Marque e compare com outros produtos" para exibir comparação: produto(s) selecionado(s)

Adicionar

Produto(s) selecionado(s) para adicionar à Lista de Casamento.

Comparar

Clique em "Marque e compare com outros produtos" para exibir comparação: produto(s) selecionado(s)

Ganhe mais mobilidade e facilite seus serviços

  • Tipos

    Existem vários tipos de equipamentos de rede sem fio disponíveis no mercado. Confira as características de alguns deles:

    Modems

    O modem é o dispositivo responsável por modular um sinal digital em uma onda analógica, que pode ser transmitida pela linha telefônica. Ele também realiza o processo inverso, convertendo o sinal analógico que chega pelo cabo telefônico em sinal digital, permitindo a comunicação entre computadores em rede.

    Os modelos disponíveis no mercado podem ser divididos basicamente entre modems para acesso discado e banda larga. Os que compõem o primeiro grupo normalmente são embutidos nos computadores ou conectados a uma porta serial, já os modems banda larga podem apresentar conexões USB, Wi-Fi ou Ethernet.

    Os modelos ADSL apresentam funcionamento diferenciado, visto que não precisam converter o sinal analógico para o digital ou vice-versa, uma vez que eles trabalham constantemente com sinal digital.

    Esses equipamentos são classificados pela quantidade de dados que conseguem enviar em um período predeterminado; essa capacidade é costumeiramente medida em bits por segundo (bit/s ou bps).

    Roteadores

    O roteador oferece acesso à internet para todos os computadores de uma rede. Ele facilita a comunicação, organizando o fluxo de informações. Ou seja, quando um computador se conecta à rede, o roteador define um IP para o micro e decide como os dados irão trafegar pela rede.

    No mercado, é possível encontrar roteadores com fio e modelos wireless. A tecnologia presente nos roteadores sem fio mais atuais proporciona conexões mais rápidas e alto nível de segurança. Os roteadores obedecem a protocolos específicos, usados nas redes sem fio.

    Hoje, o protocolo padrão mais comum é o 802.11g, que proporciona boa velocidade (54 Mbps), alcance e proteção para o usuário. Entretanto, também há aparelhos mais avançados disponíveis no mercado, que apresentam o padrão 802.11n e proporcionam maior velocidade de comunicação (300mbps).

    Switches/Hubs

    O hub permite que os computadores de um mesmo ambiente conversem, atuando como um verdadeiro coração em redes locais. Ele recebe os sinais transmitidos por um servidor e os retransmite para todos os outros computadores a ele conectados. Os hubs apresentam funcionamento bem simples e podem se adaptar a redes de diferentes tamanhos, pois há modelos com 8, 16, 24 ou 32 portas.

    Os switches podem ser considerados a evolução dos hubs. Eles também desempenham uma função central na rede, realizando a conexão entre várias máquinas em uma LAN (Local Area Network). Entretanto, esse tipo de equipamento atua de maneira mais precisa, enviando os dados apenas para o computador de destino. Outra vantagem dos switches é que eles aumentam o desempenho da rede, evitando a colisão e perda de dados.

    Servidores de impressão

    Os servidores de impressão são responsáveis pelo controle das tarefas enviadas para uma impressora em rede, a partir de diferentes estações de trabalho. O principal objetivo deles é centralizar os serviços de impressão na rede. O recurso é perfeito para locais em que vários computadores utilizam a mesma impressora.

Buscar