Especial Guia de Pneus

Motoem breve Carro

Como escolher um pneu?

Confira as informações sobre o desempenho dos pneus, por meio de selos que classificam sua performance em pistas molhadas, a eficiência energética e o barulho que fazem ao rodar

A eficiência energética mede a resistência do pneu ao rolamento, e isso tem impacto direto no gasto de combustível. Quanto menor o índice de atrito da borracha com o solo, menor será o consumo e a emissão de gases poluentes. Colocar um pneu com classificação elevada proporciona rodar por mais tempo. Os pneus representam até 20% do consumo de combustível de um carro. Fique atento à classificação e faça a melhor escolha para o seu veículo.

  • Dicas para ajudar a manter a eficiência energética:
  • - Calibre os pneus com a pressão recomendada pelo manual do fabricante do veículo
  • - O estilo de condução pode reduzir o consumo de combustível
  • - A pressão diferente da indicada para o pneu irá aumentar a resistência ao rolamento, afetando o desempenho da aderência em pistas molhadas
  • - Escolher pneus com classificação A, em vez da classificação G, permite poupar mais de 6 litros de combustível para cada 1 km
Selo de Eficiência Energética

Encontre o selo nas vitrines ou página de produto.

Considerado um dos principais itens de segurança de um automóvel, os pneus são a única parte do veículo que possuem contato direto com o solo, afetando a condução em termos de estabilidade, frenagem, segurança e conforto. A regulamentação de etiquetagem considera a capacidade de aderência de um pneu em pista molhada, os modelos com classificação de segurança em piso molhado elevada vão travar mais rapidamente.

  • Fatores que afetam a segurança dos pneus:
  • - Para um desempenho mais seguro, os pneus devem estar com a pressão indicada pelo fabricante e profundidade adequada dos sulcos
  • - O nível máximo de desgaste de um pneu é de 1,6mm de profundidade dos sulcos, abaixo disso ele já é considerado “careca”
  • - Faça uso de pneus com a largura indicada no manual, pois nem sempre pneus mais largos oferecem estabilidade
  • - Andar em alta velocidade causa superaquecimento dos pneus, favorecendo o desgaste, assim como freadas ou arrancadas bruscas
  • - Faça regularmente o balanceamento e o alinhamento, principalmente após a troca dos pneus
Selo de Segurança

Encontre o selo nas vitrines ou página de produto.

O ruído externo é um fator importante e de grande impacto ao meio ambiente. Trata-se do som emitido pelos pneus durante seu deslocamento. Escolher um pneu com boa classificação de ruído reduz o impacto de sua condução.

  • Principais fontes de ruído externo:
  • - Pavimentação diferenciada como um solo mais áspero
  • - O desenho da banda de rodagem
  • - Uso de pneu inadequado
  • - Uso excessivo na rodagem
  • - Problemas mecânicos do automóvel
Selo de Ruído Externo

Encontre o selo nas vitrines ou página de produto.

Etiquetagem de Pneus - Entenda como funciona

Durante a compra de um pneu fique atento nas características exigidas pelo Inmetro

Identifica uma graduação da letra “A” (verde) mais alta até a “G” (vermelha) mais baixa, que representa a eficiência quanto ao consumo de combustível.

A diferença entre a classificação A e a G pode resultar em uma redução de 7,5% do consumo. Sendo que a classificação D não é usada em veículos de passeio.

Indica o nível de aderência do pneu junto a uma superfície molhada, atribuindo classificações de A (mais alta) até a G (mais baixa). Isso é identificado através de alguns critérios como: estabilidade nas curvas, melhor dirigibilidade nas retas e a distância de frenagem mais curtas. Sendo que as classificações D e G não são usadas em veículos de passageiros.

Mostra a classificação do ruído externo apresentado pelo pneu, medido em decibéis. A avaliação gradual, indicada por uma onda preta, representa o mais silencioso; com duas ondas indica o nível moderado e com três ondas a menos eficiente, com maior nível de ruído.

Entenda as características do pneu

Durante a compra de um pneu fique atento nas características exigidas pelo Inmetro

Largura

A informação sobre a largura é a medida de um flanco ao outro, ela se encontra no primeiro número mostrado na lateral do pneu, sendo apresentada em milímetros.

Perfil

Trata-se da altura do pneu, sendo vista no segundo número da lateral do pneu, um percentual entre a altura e a largura. Quanto maior a roda, menor será a altura.

Aro

É a circunferência da roda que está dentro do pneu, sendo medida em polegadas. Aros menores possuem a borracha lateral maior, garantindo mais conforto, menos ruído e melhor dirigibilidade.

Radial

O pneu radial é o mais conhecido, produzido com uma camada de aço, garantindo maior firmeza e durabilidade. Suas laterais são mais flexíveis e frágeis para compensar a rigidez da parte de rolagem.

VS
Diagonal

O pneu diagonal não possui camada de aço e sua carcaça é formada por lonas sobrepostas e cruzadas, além de seus cordonéis serem produzidos com fibras têxteis.Forma uma camada espessa, de menor flexibilidade e com maior aquecimento.

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