O livro traz uma coletânea de artigos oriundos de trabalhos anteriores, já publicados e apresentados, cujas pesquisas foram realizadas em temporalidades e contextos distintos. Um dos desafios encontrados foi tentar conjugar, num espaço exíguo, algumas análises que abarcassem tanto as vivências nas favelas e escolas públicas por onde passei, quanto as pesquisas que venho desenvolvendo nos últimos quinze anos. Dessa forma, o presente livro tornou-se o resultado de um rol de pesquisas longitudinais que envolvem a relação entre as classes populares e o Direito à Educação Pública de qualidade. Apresentando uma discussão autêntica e inovadora acerca das metodologias de pesquisa, foi feita uma delimitação desses estudos, como intuito de coadunar um conjunto de experiências e análises jurídico-pedagógicas com diversas situações-limites e suas respectivas teorizações. Ou seja, nos artigos, são apresentadas experiências educacionais, forjadas fora dos padrões institucionalizados, que se originam na relação escola-favela e favela-escola. Nessa relação, os conflitos são elementos fundantes dos currículos praticados que corroboram para a formação de professores.