A relevância do estudo se deve em parte ao esforço para identificar possíveis causas da evasão escolar na Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas como também os impactos provocados na vida do aluno, no funcionamento da escola e na sociedade de modo geral, possibilitando reflexão crítica quanto ao papel da equipe gestora (direção, coordenação pedagógica) frente a estas questões, pois exercem papel preponderante nesse universo escolar. A partir dos dados levantados quiçá medidas eficazes de combate sejam tomadas que possam reduzir o índice de evasão escolar em anos vindouros. A pesquisa fundamenta-se em autores como Francisca Vera Martins de Azevedo (2006), José Márcio Camargo (2006), Murillo José Digiácomo (2005), Álvaro Pinto (1982), Lucileide Domingos Queiroz (2011) e Antônia de Abreu Souza (2011) entre outros, pois são autores que argumentam sobre as causas da evasão escolar e suas consequências para o aluno, à escola e a sociedade. Fundamenta-se ainda em documentos legais e na pesquisa de campo. Optamos pela abordagem qualitativa com método descritivo interpretativo com unidade de registro dos informantes através de questionário com questões que objetivam conhecer o pensar dos alunos evadidos, as condições socioeconômicas desses alunos desvelando as razões que os leva a evadir-se da escola. E a interpretação das relações de significado da evasão como referido pelos entrevistados. Marca: Não Informado