Organizar o livro Formação docente e trabalho pedagógico: debates fecundos foi um desafio para mimao mesmo tempomuito prazeroso. Desafio no sentido de reunir pesquisadores além do Brasiltambém de CubaEl Salvador e Angola. Prazeroso no sentido de conseguir reunir textos que apresentam um debate fecundo para o avanço do campo educacional quando se trata de formação docenteseja inicial ou continuadae também do trabalho ou práticas pedagógicas. A temática se justifica por se tratar de um assunto de imprescindíveis discussões no âmbito educacionalvisto que debater sobre o avanço educacional pautado na formação inicial e continuada do docente se faz preciso em meio à sociedade atualprincipalmente nesse momento delicado que o mundo passa. Justificase também por trazer contribuições teóricas sobre trabalho e práticas pedagógicasque também são temáticas de suma importância no contexto educacional. Os textos que compõem este livro podem favorecer transformações quanto ao pensar e o fazer em relação à formação docente e o trabalho pedagógicoconsiderando os debates fecundos apresentados. Esperamos que os leitores se deleitem com os textos e possam sair deles diferentes de quando entraram neles. A transformação é a marca que desejamos deixar em cada leitor. O par dialético formação e trabalho se move e nos move à transformação. Marca: Não Informado