Em Que Limites Se Pode Falar De Invenções Da Vida Na Sociedade Contemporânea Quais Itinerários São Construídos De Que Modo Esses Caminhos Podem Ser Conhecidos E Indicar Novas Alternativas De Formação Os Textos Do Presente Livro Conduzem A Pensar Sobre Tais Questões Ao Acompanhar Trajetórias Múltiplas E Específicas, Ao Assinalar As Potencialidades Das Investigações Sobre Experiências Desse Tipo E Ao Buscar Modos De Formação Mais Férteis. Trata-Se De Considerar Os Processos Educacionais Para Além Das Fronteiras Técnicas, Valorizando As Subjetividades, Os Processos Memorialísticos, As Histórias De Vida E As (Auto) Biografias. Os Eixos Que Organizam Os Artigos Aqui Reunidos Deixam Entrever Essa Preocupação, Versando Sobre Experiências De Artistas, Professores E Alunos, Bem Como Sobre A (Auto) Biografia Como Espaço De Investigação E Formação. A Coletânea Aqui Apresentada Atenta Para A Questão Do Sujeito Ao Indicar Sentidos De Experiências, A Partir De Estudos Sobre Trajetórias Educacionais, Profissionais E Artísticas.