No Brasil, tem se sobressaído nas pesquisas em educação um tipo de metodologia chamada materialismo histórico e dialético, cujos adeptos afirmam tratar-se de um método proposto por Karl Marx e Friedrich Engels. Contudo, estaria Marx efetivamente junto com Engels na exposição desse enfoque? O objetivo deste trabalho é compreender o materialismo histórico e dialético como referência metodológica em educação, buscando identificar os percursos seguidos para a configuração desse conceito como concepção que teria sido hipoteticamente formulada por Marx, além de Engels. Considerando-se a complexidade e abrangência do tema, toma-se como ponto de partida desta pesquisa o debate sobre a autoria do conceito de materialismo histórico. O estudo desse debate que se tornou histórico e acaba por ser importante quando se busca identificar os fundamentos do problema aqui apresentado: seria Marx, assim como Engels, o autor do conceito de materialismo histórico e dialético? A pesquisa sobre esse debate foi realizada à luz de reflexões de Karl Marx, Friedrich Engels e especialmente Antonio Gramsci, para quem a noção de materialismo histórico e dialético é contraditória, pois a superação do confronto entre idealismo e materialismo não poderia resultar no reforço nem do materialismo nem do idealismo, mas na superação de ambos, como filosofia da práxis. Marca: Não Informado